quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

15 sites para baixar livros gratuitamente


Para ampliar a sua experiência de leitura, o Catraca Livre fez uma lista com 15 sites nacionais e internacionais em que é possível baixar  livros e ler online de maneira legal, sem complicações e, o melhor, de graça.
Ler para aprender, ler para expandir a mente, ler para estimular a memória.  Não importa o porquê você dedica tempo para essa atividade, o que vale é aproveitar todos os seus benefícios, seja no papel ou nos modernos leitores digitais.
Confira as opções de leitura gratuita.
1. Universia – Reúne mais de 1000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.
2. Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.
3. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.
3. Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.
4. Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.
5. Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.
6. Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.
7. Portal Domínio Público - Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. É possível baixar 21 livros de Fernando Pessoa.
8. Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso ás obras.
9. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado do escritor José Saramago. Nele, estão disponíveis manuscritos do autor.
10. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site do escritor oferece sua obra completa – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.
11. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.
12. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber  diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.
13. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.
14. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.
 15.  Unesp Aberta - Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.

Fonte: Catraca Livre

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

VOLUNTÁRIOS AJUDAM FILHOTES DE TARTARUGAS A CHEGAR AO MAR


Um belo gesto  aconteceu na costa da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Voluntários e turistas se juntaram para um trabalho em equipe: ajudar filhotes de tartarugas-cabeçudas a andar pela areia da praia até o mar.

A espécie, que atualmente está ameaçada de extinção, ganha ajuda do grupo Scute (sigla em inglês para Entusiastas de Tartarugas da Carolina do Sul). Eles andam diariamente pelas praias de South Litchfield e Myrtle nessa época do ano, quando as fêmeas põem seus ovos enterrados na areia ao longo da orla.
A ação dos voluntários consiste em transferir os ovos da linha da maré para o alto de dunas, garantindo que os filhotes fiquem seguros. Com isso, é possível manter um maior controle sobre a sobrevivência da espécie.
Informações: G1
Fonte: Greenvana

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Se ofendendo

As pessoas maduras não se abalam por causa de comentários indelicados de outras pessoas. De vez em quando as pessoas dizem coisas para nos testar e fazem comentários do tipo: “você não trabalha duro!” ou “você come demais!” ou ainda “todo mundo sabe que você casou com ele por dinheiro!”. 

Às vezes, essas coisas são ditas por inveja; mas, com freqüência, são ditas para provocar uma reação. Qualquer que seja o motivo, a melhor maneira de lidar com isso é sorrir e não dizer nada, ou concordar com a pessoa.

Assim, da próxima vez que seu vizinho o vir em seu carro novo e disser: “você não trabalha quase nada e ainda assim eles lhe pagam uma fortuna!”, simplesmente sorria e responda: “não é maravilhoso”?

Você não tem de explicar nada sobre suas responsabilidades e sobre o tempo que fica “ralando” no trabalho. Não precisa justificar. Apenas sorria e deixe isso para lá.

Quando a sua cunhada observar coisas do tipo: “você está sempre tirando férias!”, concorde com ela. Diga: “sim, adoro tirar férias!”.

Se o seu primo disser: “puxa, você deve ter gasto uma nota nessa piscina!”, sorria e fale: “pode apostar que sim. É que detesto piscinas baratas!”.
Não se deixe perturbar. Você não vai ganhar nada discutindo com o seu primo, sua cunhada, seu vizinho ou com quem quer que seja... Quando encontrar com pessoas assim, concorde com elas de uma maneira gentilmente natural... Se você começar a tentar se defender... estará frito...

Em poucas palavras: somente pessoas que “pensam pequeno” fazem comentários desagradáveis; e somente pessoas que também “pensam pequeno” se ofendem. Seja alguém que “pensa grande”.





(Andrew Matthews)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O medo

Engana-se quem acha que o medo é um mecanismo de defesa.

Ex: Muitas vezes o medo nos impede de fazer algo, pois estamos com medo de errar e se frustar. Mas é justamente por não fazer aquilo que nos frustamos por não se arriscar. Ou seja, o medo não defendeu da frustração.

Ex2: Quando temos medo de falar em público, ficamos inseguros e com medo de errar e na frente das pessoas e "marcar bobeira". Porém, é justamente por estar com medo, é que nós "marcamos a bobeira", nos dá aquele "branco", "tremedeira", nervosismo, e tudo que você sabia dizer, não diz.

O medo é totalmente inverso! Ele não nos defende das desgraças, longe disso: o medo cria as desgraças.

Então é melhor encarar os nossos medos e não deixar que eles nos domine e nos  limite

segunda-feira, 30 de julho de 2012

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Noção da força

"Um meteorito do tamanho de um anel pode fazer um grande estrago na terra devido a velocidade que ele pode alcançar. O mesmo se aplica em nosso dia-a-dia. Antes de sair apedrejando as pessoas, tenha noção da força que você esta aplicando, ou as marcas podem ser irreversíveis!"

Dalvan Miotto

terça-feira, 3 de julho de 2012

Acordar

Vamos fazer uma brincadeira e separar em sílabas
a palavra acordar?

A-COR-DAR


Viu?
Significa dar a cor, colocar o coração em tudo que faz.

Existem pessoas que acordam às 6:00 da tarde.
É isso mesmo!
*Pela manhã caem da cama, são jogadas da cama, mas
passam o dia todo dormindo.*

*E existem alguns, acredite, que passam a vida toda e
não conseguem acordar.*

Eu tive um amigo que acordou aos 54 anos de idade.
Ele me disse: Descobri que estou na profissão errada!
E ele já estava se aposentando...

*Imagine o trauma que esse amigo criou para si, para os
colegas de trabalho, para a sua família!*
*Foi infeliz durante toda a sua vida profissional porque
simplesmente não "acordou".*

*Eu, na época, era muito jovem, mas compreendi bem
o que ele estava me ensinando naquele momento.*

*Por mais cinzento que possa estar sendo o dia de hoje,
ele tem exatamente a cor que dou a ele.** Sabe porque?*
Porque a vida tem a cor que "A GENTE PINTA

O engraçado é que os dias são todos exclusivos.
Cada dia é um novo dia, ninguém o viveu.
*Ele está ai, esperando que eu e você façamos com
que ele seja o melhor da nossa vida.*

*Os meus dias são os mais lindos da terra porque
eu os faço os mais lindos da face da terra.*

*DÊ a você a oportunidade de "acordar" todos os dias
e compartilhar com os outros o que Deus nos dá o melhor:*

O PRIVILÉGIO DE FAZER OS OUTROS FELIZES.


(autor desconhecido).

terça-feira, 29 de maio de 2012

Eu desci a ladeira


A cada sonho que se foi, um novo sonho se formou
Num coração de um homem que na vida tanto errou
Tracei a minha rota pra um caminho melhor
Abasteci o meu motor com 10 mil litros de suor
Nós vamos ser testados, façamos nossa parte
Pessoas ordinárias não calaram nossa arte
Meus ombros levarão meus erros pra onde eu for
E esses erros usarei como prova de quem tem dor
Ás vezes tento ser, melhor, maior que sou
Tropeço em meus conflitos como um drama de amor
O homem da casa tem que voltar com o sustento
Volto trazendo alimento e um sorriso cheio de calor
Eu voltei, se tava com saudade, eu tô aqui amor
Meu peito te procurava pelo retrovisor
Minha verdade, meu caminho redentor
Andei nas ruas, nessas ruas já não vejo a mesma cor
Homens, destruição táí, acordem!
Não adianta alcançarmos progresso sem a ordem
Cortaram nossas pernas, cortaram nossos braços
Não podemos deixar que também cortem nossos laços
Tem que deixar chover, tem que deixar lavar
A chuva é uma junção de "não querer" com "precisar"
O pé que usa chinelo, hoje tem tênis pra calçar
Mas ainda leva o corpo pro mesmo lugar
Eu desci a ladeira pra ver o que tinha por lá
E voltei pra poder te contar que eu sempre vou voltar
Não há lugar melhor no mundo que o nosso lugar
Nem todos tem a mesma sorte, Hey djow, segura aê
Reclamando do que? O que você plantou pra colher?
Também vi, meus pés cansados, sonhos devastados
Convocação soldados, derrubados, mas tô aqui!
Hey mano, acorda pra vida, resistência!
Tem um cuzão de terno rindo a cada desistência
Não é ciência, esse é o rap em ação
É FOCO, FORÇA, FÉ, CORAGEM e CORAÇÃO!
Os meninos tão na rua, os meninos tão de pé
Os meninos não fazem as coisas como a gente quer
Mundo louco que corroe a alma de quem ama
Pode mandar mais vilões porque isso só enriquece a trama
São Paulo, Zona Norte, Brasil, Planeta Terra
Cachoeira em 86, o começo da Guerra
Minha família ora, quando eu desço pra lá
Minha família chora se eu demorar a voltar
No meu mundo, dinheiro tras comida pra minha mesa
Lá fora eu vi ele levando maldade e frieza
Cobiça por umas tiriça, loucura!
Justiça só contra nós, não é justiça, é ditadura!
Nossa postura é um homem cego sem cão guia
Lá fora o ódio incondicional te dá "Bom Dia"
A cada dia longe é duro suportar
Deixa a louça na pia que hoje eu memo vou lavar
Eu desci a ladeira pra ver o que tinha por lá
E voltei pra poder te contar que eu sempre vou voltar
Não há lugar melhor no mundo que o nosso lugar

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Faça algo


Pequena Oração



E que a sabedoria e o equilibrio que DEUS me deu, sirva de aprendizado para aqueles que estão presentes comigo, porque em todo lugar por onde passo eu influencio com o bem a paz e o amor!
(Jah Bless)

terça-feira, 15 de maio de 2012

“E mesmo que meus passos sejam falsos, mesmo que os meus caminhos sejam errados, mesmo que meu jeito de levar a vida incomode, eu sei quem sou… E sei pelo que devo lutar, e se você acha que meu orgulho é grande, é porque nunca viu o tamanho da minha fé.”

(Tião Carreiro)
www.i9ideias.com.br

quarta-feira, 2 de maio de 2012

LIBERDADE É OBEDIÊNCIA


“A imaginação é o único campo em que um homem é realmente livre”
Domingos de Oliveira

Liberdade é escolha. Mas a escolha consiste em abrirmos mão de todas as outras possibilidades possíveis, exceto aquela escolhida. De certa forma, a escolha limita a liberdade. Por isso, a liberdade é um conceito ilusório: ela é muito mais um desejo do homem do que uma realidade. Trata-se de um paradoxo: escolher é fundamental para construir a liberdade, mas limita o ato de ser livre.
Liberdade é escolher e renunciar
Essa possibilidade, esse além do real, é o vazio, é o nada. Pois para o homem ser algo, para ele reconhecer o possível que se habita nele, é preciso que ele se dê conta de que seu ser é um “sem fundo”, um vazio que pode acolher tudo o que é real e ilusório. É preciso que a pessoa descubra a vocação de si mesma, as suas possibilidades. Reconhecer o vazio, o nada que nos habita, é abrir-se para todas as possibilidades. Liberdade é ser quem você é. Mas não é ser na superfície, e sim nas profundezas. E isso angustia.
Para conseguir encontrar sua essência, porém, o ser humano precisa escolher e renunciar. E esse é outro motivo de angústia. Se ele não escolhe, ele não se encontra e, portanto, não é livre. Vale a pena aqui transcrever dois parágrafos do livro “Os dois nascimentos do homem”:
“Quem não está livre para renunciar não consegue escolher, fica encalacrado nessa condição contraditória de poder escolher e de ser obrigado a escolher, porque escolher é, ao mesmo tempo, um poder e uma limitação. Se a pessoa não aprender a limitação, se não tiver a liberdade de renunciar, não poderá escolher e se sentirá torturada. Talvez o mais importante a ser pensado sobre a escolha seja isso: o fundamento do poder escolher não é a posse, é a renúncia. É que, em primeiro lugar, poder escolher significa estar livre para renunciar. Escolher uma coisa é abrir mão de uma série de outras”.
“É comprometendo-se com o escolhido que ele exerce o seu ser livre. Mas uma pessoa pode dizer: “Não quero comprometer-me com uma escolha para não perder a minha liberdade”. Se perguntarmos a ela de que liberdade se trata, ela dirá que se trata da liberdade de poder escolher, porque, depois que escolhe, perde essa liberdade. Podemos ver que, querendo preservar a liberdade, ela não age com liberdade, ela não efetiva sua liberdade. Ela não escolhe para não precisar se comprometer. Ela se comporta como quem supõe que a liberdade seja algo consistente em si mesmo, uma coisa da qual se tem a posse, que pode ser guardada, como o avarento guarda dinheiro. E a liberdade não pode ser guardada. É destruindo a liberdade, a cada vez, a cada escolha, que exercemos o ser livre”.
Compromisso é liberdade
Portanto, o compromisso não é o oposto ao ser livre, é a sua realização. Quando a pessoa se compromete é que ela pode criar suas possibilidades. Aquilo que estava vazio, encoberto, aquela possibilidade, torna-se real no momento em que a pessoa cria seus mecanismos de escolha e é livre para renunciar. “Criar é libertar o possível do encobrimento do nada… O possível está sempre lá, encoberto pelo nada. Criar é trazer ao real, é realizar. É deixar aparecer na luz aquilo que até então permanecia oculto no encobrimento.”, dizem os autores da obra.
Mas como é possível criar aquilo que é ilusório, aquilo que é apenas uma possibilidade construída pela linguagem e pelo imaginário? Obedecendo. Para quem não sabe, a palavra obedecer vem do latim ob-audire, que significa “estar disposto a escutar”. Obedecer é estar disposto a dar ouvidos a alguma coisa. Ao longo do tempo, no entanto, a palavra obedecer – como tantas outras – perdeu sua essência. Passou a designar repressão, moralidade, algo imposto e que deve ser seguido à risca. Mas é o contrário: obedecer é estar aberto à possibilidade, é não fechar-se em si mesmo. É abrir-se para o que ainda não existe, mas pode vir a ser. Ser livre é poder obedecer, é poder ouvir o outro e a si mesmo para ser livre para escolher e renunciar. Principalmente renunciar. Ouvir na essência o outro e a si mesmo é condição necessária para o amor. Portanto, suficiente para ser livre. Como dizia Hélio Pellegrino (1924-1988), só aprende a ser livre quem aprende a amar. E isso é tarefa árdua e recompensadora para uma vida inteira.